O Executivo Municipal de Braga reuniu esta terça-feira com os presidentes das juntas de freguesia do concelho para auscultar de forma “directa e aberta” todos os autarcas, recolher os seus contributos e anunciou o reforço de recursos humanos e competências do Gabinete de Apoio às Freguesias.
No encontro, que decorreu no edifício do Pé Alado, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, explicou que aquele reforço visa “melhorar a interacção” entre os serviços municipais e as freguesias.
“Pretendemos desta forma centralizar a informação, melhorar a comunicação e aumentar a nossa capacidade de resposta às diversas solicitações das Juntas de Freguesia”, disse.
Rio salientou que estes encontros, que se realizam com alguma periodicidade, servem para, de “forma aberta e em conjunto, se reflectir sobre as estratégias e metodologias a adoptar”.
“Nesta fase de início do novo mandato, em que temos 13 novos presidentes de Junta de Freguesia, é especialmente importante promover reuniões que permitam que todos se conheçam e estabeleçam contacto”, afirmou.
Durante este encontro foram abordadas diversas questões com que os autarcas terão de lidar em breve, tais como o orçamento e o plano plurianual de investimentos, a revisão do Plano Director Municipal (PDM), as obras delegadas ou a descentralização de competências.
Ricardo Rio aproveitou a ocasião para salientar que as reuniões de Câmara descentralizadas e as visitas às freguesias por parte do Executivo são retomadas a partir de Janeiro do próximo ano, após um período de pausa devido à pandemia de covid-19.
A esta reunião seguem-se encontros dos presidentes da Junta com os administradores das empresas municipais e um conjunto de reuniões sectoriais de carácter mais técnico que visam facilitar o trabalho e a ligação com o município, possibilitando este esforço, de acordo com Ricardo Rio, “um desenvolvimento coeso e sustentável e uma qualidade de vida de excelência em qualquer parte do concelho”.