O Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN), de Braga, anunciou, em comunicado, que vai propor um reforço do investimento municipal nas áreas do ambiente e combate às alterações climáticas.
Esta proposta está no âmbito das medidas do PAN para o plano municipal do orçamento de 2022-2025. Para Tiago Teixeira, deputado municipal do partido, “o investimento municipal na área ambiental ainda é muito reduzido, encontrando-se abaixo dos 2%”, garantindo que este é “um dos valores mais baixos no distrito”.
O PAN propõe que este investimento aumente já a partir de 2022, em 2% ao ano, de forma a atingir os 10% do orçamento municipal em 2025. Para o partido, é essencial “começar a levar o combate às alterações climáticas a sério e ir além dos discursos e prémios para pequenos projectos”, sendo que a única forma possível de o fazer é dar “prioridade ao ambiente e aumentando o investimento”.
Dentro destas sugestões de investimentos ambientais feitas pelo PAN destacam-se o combate à pobreza energética das habitações, a gratuitidade dos TUB, a construção de vias cicláveis e descarbonização dos edifícios públicos.
Para o deputado do PAN, este investimento nestas propostas “é o caminho para conseguirmos reduzir as emissões do concelho e proteger o nosso património natural”, sendo que Tiago Teixeira acredita que para assegurar o futuro das próximas gerações, “o tempo de agir é agora”.