O presidente da Câmara de Esposende lançou um repto para que toda a comunidade se associe à Liga Portuguesa Contra o Cancro na promoção da campanha Outubro Rosa.
Benjamim Pereira apela “a todas as instituições do concelho, nomeadamente escolas, associações, instituição particulares de solidariedade social e demais comunidade para desenvolverem actividades que alertem a população para esta causa”.
“Foi assim que, contando com o envolvimento generalizado de todos, se realizaram sessões de esclarecimento dirigidas a públicos específicos, foram produzidas lembranças associadas à ‘onda rosa’, afixadas estruturas e mensagens, utilizada roupa cor-de-rosa em eventos desportivos, entre várias outras iniciativas”, afirma o autarca em nota à imprensa.
A campanha conta já com a participação das escolas dos vários níveis de ensino, IPSS’s, a Associação Desportiva de Esposende, o Hóquei Clube de Fão, o Clube de Futebol de Fão e a empresa municipal Esposende Ambiente.
O autarca realça que, para além da implementação de iniciativas de cariz mais pontual, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Liga Portuguesa contra o Cancro, “o município disponibiliza acompanhamento psicológico a doentes e familiares”.
Os pedidos de acompanhamento podem ser solicitados através dos seguintes contactos: el: 253 969 740 | 225 420 689 | 914 193 820 e e-mail: municipio.esposende@cm-esposende.pt psico-oncologia@ligacontracancro.pt
Em Portugal, estima-se que cerca de 350 mil indivíduos venceram o cancro e conseguiram continuar a sua vida, razão pela qual se revela tão importante o rastreio e a descoberta precoce da doença.
Uma vez que em Outubro se comemoram duas importantes efemérides – o Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day), no dia 15 e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, a 30 – “considera-se ser o melhor período para desenvolver várias atividades, numa verdadeira ‘Onda Rosa’ de incentivo à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”.
A iniciativa Outubro Rosa visa sensibilizar e alertar para a importância da prevenção do cancro da mama, particularmente as mulheres, nomeadamente para a necessidade de realização de diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam esta doença.
A campanha Outubro Rosa decorre do movimento internacional designado por Pink October que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objectivo de promover a consciencialização sobre a doença e de partilhar informações sobre o cancro de mama, sendo, actualmente, assinalado um pouco por todo o mundo.