Tiago Teixeira, da concelhia de Braga do PAN, propõem que a gratuitidade dos passes da Transportes Urbanos de Braga – EM (TUB) para os estudantes universitários seja incluída no orçamento de 2022 e plano de grandes opções 2022-25 da autarquia.
O também deputado municipal recorda esta segunda-feira em comunicado, que a gratuitidade para os estudantes universitários nos TUB “seria uma das primeiras medidas que iríamos propor”: “estamos a cumprir essa promessa”.
“Esta é uma medida de cariz social e ambiental. Social porque sabemos as dificuldades dos estudantes e o esforço financeiro a que as famílias estão sujeitas para poderem assegurar os estudos dos filhos. Ambiental, uma vez que pretende reduzir o número de automóveis em circulação e criar o hábito de utilização dos transportes públicos”, sustenta o representante do Pessoas-Animais-Natureza na Assembleia Municipal.
Tiago Teixeira relembra ainda que esta é uma proposta que pode beneficiar todos, não apenas os estudantes e as suas famílias.
“Não só pela redução das emissões e melhoria da qualidade do ar, mas também porque uma maior utilização dos TUB pode significar um reforço e melhoria dos percursos e a redução do número de acidentes e atropelamentos”, afirma.
Tiago Teixeira frisa que esta “é também uma forma de combate à crise energética que atravessamos, com os custos dos combustíveis, reduzindo os gastos.
Quanto aos custos desta medida, o PAN adianta que em 2019, foram vendidos cerca de 38 mil títulos de transporte para estudantes, num valor de aproximadamente 750 mil euros, custo que o deputado municipal considera como “perfeitamente comportável para o orçamento municipal”, acrescentando ainda que “esta proposta também irá dinamizar a economia local aumentando as deslocações entres os diferentes pontos do concelho”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)
.