A Comissão Municipal de Protecção Civil de Esposende reúne extraordinariamente, no próximo dia 23, para avaliar a evolução da situação pandémica da covid-19 no concelho e fazer ponto de situação relativamente ao processo de vacinação.
Em comunicado, a Câmara Municipal explica que, com a aproximação da quadra natalícia, um período tradicionalmente associado à realização de eventos e iniciativas responsáveis pela aglomeração de pessoas, se pretende “antecipar eventuais situações de risco e minimizar o impacto que as mesmas possam ter na evolução epidemiológica e consequentemente na vida dos munícipes do concelho”.
Recorde-se que a incidência de casos covid-19 por 100 mil habitantes em Esposende era de 70, segundo o último relatório da DGS, referente ao período entre 21 de Outubro e 3 de Novembro.
A autarquia recomenda à população que siga todos os conselhos da Direcção-Geral de Saúde no que respeita às medidas de autoproteção no combate à pandemia, reforçando o apelo à vacinação contra a covid19 e também contra a gripe.
“A diminuição do risco de propagação do vírus depende do esforço colectivo, ou seja, do esforço de todos nós”, sublinha o comunicado.
A Comissão Municipal de Protecção Civil é um organismo que assegura a nível municipal a coordenação em matéria de protecção civil entre todas as entidades e instituições imprescindíveis às operações de socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe.