O Theatro Club, principal sala de espectáculos da Póvoa de Lanhoso, reabre na sexta-feira sem restrições, depois de “meses de funcionamento condicionado pelas medidas de combate à pandemia”, informou esta quinta-feira a autarquia.
Em comunicado, a autarquia refere que o equipamento municipal assinala o novo ciclo de “programação regular”, com a inauguração da exposição ‘Colecção Privativa de Arte do Município III’, a partir das 21h00, e a antestreia do espectáculo circense ‘A Vingança da Senhora Morcego’, de Pina Polar e de Ferruccio Cainero, a partir das 21h45.
Patente até 7 de Janeiro de 2022, a exposição mostra 18 obras de 14 artistas, entre pintura, serigrafia e escultura, reunidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através de doações ou de aquisições.
Já o espectáculo circense de 75 minutos, para maiores de 12 anos, resulta de uma residência artística promovida pelo município, e, depois da antestreia, vai-se estrear no sábado, também às 21:45.
Classificado como Monumento de Interesse Público pela Direcção-Geral do Património Cultural, o Theatro Club foi projectado por Ascensão Machado, segundo as características da arte nova, e financiado por António Ferreira Lopes, tendo sido inaugurado em 1905, informa a autarquia no sítio oficial.
Em 2001, a sala de espectáculos reabriu com capacidade para 120 pessoas, na sequência de um projeto de arquitectura de Mário Abreu.