Os funcionários públicos espanhóis vão poder trabalhar desde casa três dias por semana a partir de 1 de Janeiro, anunciou esta quinta-feira o governo de Espanha.
A ministra da Fazenda e Função Pública, María Jesús Montero, assegurou que o decreto real que regulará o teletrabalho de funcionários públicos estará pronto para ser implementado a partir de Janeiro.
“Estamos a trabalhar com as organizações sindicais para que essa regra seja aprovada e entre em vigor em Janeiro do ano que vem”.
María Jesús Montero destacou que o objectivo deste decreto real é compatibilizar a garantia da prestação de serviços aos cidadãos com uma maior flexibilidade laboral e um compromisso com o território interior.
O que se pretende, segundo a ministro, é incentivar os funcionários públicos a fixarem residência em locais em risco de despovoamento sem prejudicar a qualidade da prestação do serviço público.
Esta iniciativa nasceu após a covid-19, que deu experiência suficiente para se poder promover este decreto, segundo disse Montero esta quinta-feira.
Refira-se que durante a pandemia, os funcionários da Administração Geral do Estado podiam exercer a sua actividade à distância até quatro dias por semana.
Redacção com Human Resources