O saneamento básico é um dos assuntos que as autarquias de Terras de Bouro, Amares e Vila Verde introduziram na agenda do encontro que decorre em Braga entre o secretário de Estado do Ambiente e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
Na reunião de trabalho com Carlos Martins, realizado no âmbito do périplo que este tem efectuado pelas diferentes comunidades intermunicipais, as três autarquias pretendem sensibilizar o governo para os “consequências graves” de poluição dos rios Cávado e Homem que podem resultantar de uma rede de saneamento básico deficiente.
Em declarações ao PressMinho, Joaquim Cracel, presidente do município bourense, afirmou que o combate à poluição daqueles rios necessita de uma intervenção urgente do poder central. Em causa, além do impacto na qualidade das águas resultantes dos despejos não tratados, pode estar igualmente em causa o turismo – ‘joia da coroa’ destes municípios-, bem como as consequências nefastas para produção agrícola que recorre à água daqueles rios.
Cracel, reconhece que o investimento a efectuar para inverter este panorama “é enorme”, mas espera que o governo tenha em conta os prejuízos para a qualidade do ambiente e tecido económico destas três autarquias.
Fernando Gualtieri (CP 1200)