A Câmara de Ponte de Lima ocupa o 33.º lugar na lista dos cem municípios de média dimensão, com melhor eficiência financeira, de acordo com os dados revelados pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2020.
No documento, o concelho surge como o único do distrito de Viana do Castelo a estar representado no ranking global dos municípios de média dimensão na lista dos cem municípios portugueses com melhor eficiência financeira. Ainda de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, Ponte de Lima surge na 23.ª posição dos municípios com menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2020, o que significa, salienta em comunicado a Câmara, que “a autarquia limiana tem vindo a diminuir os encargos financeiros com empréstimos antes contraídos”.
Ponte de Lima consta, ainda, no ranking dos municípios com melhor índice de dívida total, surgindo em 43.º lugar, sendo este um indicador da capacidade da autarquia em cumprir com os seus compromissos e obrigações ao nível dos encargos financeiros assumidos.
“O Peso do Passivo Exigível no Activo, sendo um rácio entre as dívidas a pagar e os Activo Total (sem contabilizar os Bens de Domínio Público) é também ele indicador da maior importância para a avaliação e medição da eficácia da gestão orçamental sendo, por isso, um dado objectivo da boa situação financeira do município”, refere a autarquia. O Município ocupa, a este nível, o 20.º lugar no ranking nacional dos municípios com menor Peso do Passivo Exigível.
“Estes dados demonstram a rigorosa e apertada gestão, bem como a responsabilidade na promoção e manutenção de uma excelente condição económica e financeira da autarquia tendo-se garantido, em simultâneo, a realização de investimentos e iniciativas fundamentais para a garantia da igualdade de oportunidades, bem-estar social e promoção do desenvolvimento económico”, conclui o comunicado da Câmara, presidida por Vasco Ferraz (CDS-PP).