O PAN votou contra o orçamento apresentado pela Câmara Municipal de Braga para o ano de 2022, apesar de incluir algumas propostas do partido.
Em declaração de voto, Tiago Teixeira, deputado municipal do Pessoas-Animais-Natureza, afirmou que “nunca poderia votar favoravelmente um orçamento que não prevê verbas para a recuperação do rio Este”.
“Nem um euro foi inscrito para realizar obras estruturais na rede de águas pluviais do rio”, lamentou, acrescentando que a “falta de investimento” na recolha e separação dos resíduos está igualmente na origem do voto contra.
Ao nível social, Tiago Teixeira realça a “falta de verbas para inclusão, seja na igualdade de género ou na adaptação da cidade para uma melhor mobilidade pedonal, mas também no combate à violência doméstica e uma aposta na saúde preventiva”.
O deputado municipal alertou que no bem-estar animal “esta proposta não faz qualquer referência à construção do novo canil prometido durante a campanha eleitoral e continua a prever investir três vezes mais em publicidade do que nas políticas animais”, sinal de “prioridades trocadas”.
Entre as propostas do PAN inscritas no orçamento está a elaboração de um Plano de Combate à Pobreza Energética para as famílias, com um orçamento previsto em 200 mil euros, valor que ainda assim ficou abaixo dos 500 mil propostos pelo partido.
Também o aumento progressivo do apoio ao programa de habitação acessível, RADA e um maior investimento na rede ciclável foram propostas que o PAN fez aprovar, mas com “valores muito abaixo do que pedimos e do necessário para dar resposta aos problemas dos bracarenses”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)