A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, esta segunda-feira, em reunião de executivo, um voto de pesar pelo falecimento de Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho e natural do concelho barcelense.
“Amante da sua terra e das suas gentes, a morte de Francisco Sampaio é uma irreparável perda para Barcelos e toda a região alto-minhota. Contudo, desaparecendo o homem, fica a riqueza do seu legado, que nos compete honrar e valorizar”, lê-se no voto.
“Na hora da sua partida, a Câmara Municipal de Barcelos manifesta profundo pesar pelo falecimento do Dr. Francisco Sampaio, apresentando condolências aos seus familiares e amigos”, acrescenta
Nascido em Barcelos, a 7 de Junho de 1937, Francisco José Torres Sampaio destacou-se na sua vida pessoal e profissional como um grande e incansável defensor das tradições e da cultura minhotas.
Em 1973, assumiu a presidência da Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora, cargo que exerceu até 1979. Depois, em 1980, participou activamente na constituição da Região de Turismo do Alto Minho, onde foi presidente durante quase trinta anos – de 1980 a 2009.
Exerceu funções docentes no Ensino Secundário e no Instituto Superior de Turismo e Empresas. Foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde coordenou o curso superior de Turismo.
APOIOS A FREGUESIAS
O executivo aprovou ainda a atribuição de mais de 840 mil euros destinados à execução de obras em diversas freguesias, abrangendo 19 juntas e uniões.
De entre os subsídios aprovados, as verbas destinam-se maioritariamente à melhoria da rede viária (meio milhão); à beneficiação/recuperação de parques desportivos e edifícios escolares (112 mil euros); a obras em cemitérios e capelas mortuárias (118 mil euros); à conclusão da requalificação de uma antiga escola primária para albergue de peregrinos (45 mil euros); e a trabalhos arqueológicos (30 mil euros).