André Coelho Lima, cabeça-de-lista do PSD por Braga, assinalou esta terça-feira em conferência de imprensa, em Guimarães, o arranque da campanha para as Legislativas denunciando os “efeitos desastrosos” da falta de investimento do Governo de nos últimos seis anos.
Com a mensagem “um novo rumo de desenvolvimento que trate os portugueses e o país todo por igual”, André Coelho Lima, destacou do programa eleitoral social-democrata as medidas “concretas de rigor” na gestão pública e ganhos orçamentais, de forma a recuperar o investimento público e assegurar o compromisso de reduzir a carga fiscal sobre as famílias e as empresas.
O também vice-presidente do PSD, denunciando os “efeitos desastrosos” da falta de investimento público durante “os últimos seis anos de governo PS, apontou o “impacto especialmente negativo” no distrito nas acessibilidades com “importância decisiva para a economia, ao já conhecido colapso na saúde, a desqualificação do sistema educativo e a crise social com agravamento dos índices de pobreza”.
A situação – acrescenta- “é agravada pelas sucessivas demonstrações de incompetência do governo PS e dos seus membros, em prejuízo efectivo de todos os portugueses”.
Apontou como exemplos o bloqueio no processo da construção do hospital de Barcelos, a sala de hemodinâmica do Hospital Senhora da Oliveira que está pronta há três anos. mas que se mantém fechada por, “oficialmente, estar fora da rede de referenciação do país”.
Evidências mais públicas da “incompetência socialista” são ainda a “degradante situação” ao nível da Administração Interna, sob a tutela do agora afastado Eduardo Cabrita, e “as respostas sistematicamente tardias aos impactos da pandemia”.
“São incompetências do mesmo governo que, ainda há menos de uma semana, dizia – ao arrepio das competências que lhe estão atribuídas – nada ter a ver com os procedimentos para assegurar o direito ao voto por parte das pessoas em isolamento por casa da covid-19. Felizmente foram corrigidos”, denunciou Coelho Lima
A representatividade dos territórios do distrito nos candidatos a deputados apresentados pelos social-democratas “é um garante de proximidade e serviço às populações locais”, afirmou, assumindo “a motivação na luta pelo futuro do nosso país” e “a confiança na valorização das potencialidades da região”.
“Mobilizam-nos as nossas gentes e as nossas terras. Pretendemos fazer com que o nosso distrito assuma a sua posição de terceiro eixo populacional do país e se afirme, cada vez mais, com uma voz activa e participante nas decisões nacionais”, reiterou o deputado.
“URGÊNCIA DE NOVO GOVERNO”
Quanto ao futuro do país, André Coelho Lima alertou para “a necessidade e a urgência de um novo governo que recoloque Portugal num caminho de desenvolvimento sério e recupere da cauda da Europa em que o actual governo colocou o país – que está agora atrás até dos países de Leste nos mais diversos indicadores de desenvolvimento”.
“É a hora de Portugal ter um governo reformista e que, de forma sensata, corajosa e realista, possa desenvolver o nosso país e trazer esperança aos portugueses. Isso só é possível com um primeiro-ministro competente, credível, cumpridor, como todos reconhecemos que é Rui Rio”, afirmou o líder social-democrata na conferência de imprensa onde esteve acompanhado pelo líder concelhio e também candidato a deputado, Bruno Fernandes, e pelo director de campanha concelhio, Carlos Caneja.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)