Miguel Amador é o cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral de Braga às Eleições Legislativas do próximo dia 30, anunciou esta quinta-feira o mais recente partido português.
Miguel Amador, de 33 anos, é engenheiro de formação, empresário na área da saúde digital, e director do EIT Health em Portugal.
Em segundo lugar na lista surge Carla Barroso, licenciada em Estudos Europeus, Lusófonos e Relações Internacionais, é finalista do Mestrado em European and Transglobal Business Law da Universidade do Minho.
A candidatura do Volt Portugal a Braga tenciona, entre outras medidas, promover o progresso económico do distrito com a aposta na área digital como exemplo nacional.
Em nota enviada ao PressMinho, este partido pan-europeu afirma pretender dar resposta aos desafios das jovens famílias do distrito defendendo a igualdade nas licenças de parentalidade, creches e jardins-de-infância gratuitos e melhoria dos transportes públicos.
Propõe ainda harmonizar as leis laborais com a Europa, reduzir a taxa de referência do Imposto sobre Rendimentos de Pessoas Colectivas (IRC) para 20% e acabar com todos os subsídios para combustíveis fósseis.
O Volt defende “a regionalização como motor de desenvolvimento de todo o território, aproximando as estruturas de decisão política dos cidadãos e desta forma contribuindo para o combate à abstenção, para uma maior coesão territorial e o aumento da eficácia e da eficiência dos serviços públicos”, resume.
Sob o mote ‘Volt és Tu’, o partido apresenta um programa eleitoral “sem amarras ideológicas” com três bandeiras: um estado inteligente, um renascimento económico que “não deixe ninguém para trás”, e um “combate pragmático” às alterações climáticas.
“Como partido progressista não se define nem de esquerda, nem de direita, apresentando-se como solução para a estabilidade governativa que Portugal precisa na próxima legislatura”, acrescenta.
Além do distrito de Braga e Viana do Castelo, apresenta listas próprias em outros 19 círculos eleitorais: Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real, Viseu, Açores, Europa e Fora da Europa.
O Volt, primeiro partido pan-europeu, já tem um eurodeputado no Parlamento Europeu, Damian Boeselager, eleito pelo Volt Alemanha nas eleições de Maio de 2019, tem três deputados no parlamento dos Países Baixos, dois deputados no parlamento da Bulgária e vários eleitos locais em Estados europeus, incluindo em Portugal.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)