O eurodeputado José Manuel Fernandes começou, esta quarta-feira, a liderar a delegação do PSD no Parlamento Europeu, substituindo Paulo Rangel, anunciou fonte partidária.
A fonte adiantou que, no quadro da habitual rotação de cargos a meio do mandato do Parlamento Europeu – que acaba de levar à eleição da nova presidente Roberta Metsola – o deputado Paulo Rangel propôs o nome de José Manuel Fernandes para ser o novo chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, o qual foi aceite por unanimidade.
José Manuel Fernandes, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é o coordenador do Grupo PPE na Comissão dos Orçamentos e Presidente da Delegação para as relações da UE – Brasil. Representou o Parlamento Europeu em importantes negociações nos últimos anos (Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP), os novos recursos próprios da União Europeia ou o Programa InvestEU).
A delegação do PSD é composta pelos deputados Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar.
Todos os cargos eleitos do Parlamento Europeu (presidente, vice-presidentes, questores, presidente e vice-presidentes de comissão e presidente e vice-presidente de delegação) são renovados no final da primeira metade do mandato, quando passam dois anos e meio das eleições para o Parlamento Europeu.
Luís Moreira (CP 7939 A)