O cabeça-de-lista da CDU por Braga às Eleições Legislativas defendeu esta sexta-feira, em encontros com os comandos distrital e territorial da PSP e GNR, uma “forte aposta” na prevenção e no policiamento de proximidade.
“A segurança e tranquilidade dos cidadãos são valores inseparáveis do exercício das suas liberdades e exigem uma forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade”, afirmou Torcato Ribeiro.
Para o candidato comunista, este policiamento deve ser acompanhado por “programas específicos eficazes, em que a videovigilância não substitui a presença física”, mas “capazes de promover o envolvimento das populações e o seu relacionamento próximo com as forças de segurança”.
As condições dos edifícios onde estão instalados os comandos das duas forças de segurança mereceram também a atenção do candidato
Para Torcato Robeiro, os edifícios “não corresponderem às necessidades, faltando espaço e condições, quer para os próprios militares e agentes, quer para o atendimento aos cidadãos”.
“Pese embora, esta seja uma questão há muito suscitada, continuar a tardar a sua resolução”, disse.
Já a candidata Carmo Cunha enfatizou o “trabalho notável” das forças de segurança, “que, e apesar da falta de meios humanos, dão uma resposta muito importante no serviço às populações”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)