A Câmara de Barcelos assinala este sábado, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal, o centenário da morte de António Ferraz (1855-1916), médico, político, historiador e genealogista.
Do programa consta a conferência ‘O Contributo do Dr. António Ferraz para a História Local’, pelo sacerdote jesuíta António Júlio Limpo Trigueiros e inauguração da exposição ‘António Ferraz um Barcelense Ilustre’.
Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e militante do Partido Progressista, o António Ferraz foi um distinto médico barcelense, que exerceu diversos cargos de relevo, tais como administrador do concelho de Barcelos (1897 e 1904-1906), vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos (1899-1901) e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (1899-1901 e 1907-1910).
Como administrador e vice-presidente da Câmara Municipal, teve uma acção preponderante na recuperação e reconstrução do Pelourinho e no projecto de recuperação do Paço Condal de Ernesto Korrodi, que acabou por não ir avante. Como Provedor da Santa Casa da Misericórdia, procedeu a diversas reformas, sendo autor do regulamento do Hospital da Irmandade da Santa e Real Casa da Misericórdia de Barcelos, em 1900, reformou a Tabela Geral das Dietas, nesse mesmo ano, que substituiu a que vigorava desde 1863, e que ainda se mantinha em 1933, desenvolveu todos os esforços para a edificação do pavilhão de isolamento, na cerca do Hospital.
Procedeu, em 1910, à reconstrução da parte do edifício hospitalar voltado ao Campo da Feira, ano em que a implantação da República o afastou da liderança desta instituição, pela dissolução da mesa administrativa de que fazia parte.
A Câmara Municipal de Barcelos instituiu, em 1985, com o seu nome, um prémio na área da investigação no domínio da história concelhia que foi ganho com o trabalho ‘A Câmara, a Nobreza e o povo do Concelho de Barcelos. A Administração do Município nos Fins do Antigo Regime’ de José Viriato Capela e publicado na ‘Barcellos Revista’, vol. III, nº 1, 1986.
A Escola Secundária/3 de Barcelinhos atribuiu o seu nome, em 10 de Dezembro de 2013, à Biblioteca Escolar, passando a designar-se Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz (BeAF).
Nesse mesmo ano de 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, em parceria com a Câmara Municipal, publicou o 1º volume dos ‘Apontamentos para a História de Barcelos’ do Dr. António Ferraz e, no ano seguinte, o 2º volume, obra manuscrita em 10 volumes desse insigne historiador e genealogista.