O primeiro-ministro, António Costa, é o convidado de honra das cerimónias oficiais do Dia de Ponte de Lima, que se celebram no próximo dia 4 de Março.
A efeméride que comemora a entrega da Carta de Foral pela Rainha D. Teresa e seu filho a Ponte de Lima no ano de 1125, ficará assinalada com a inauguração do CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, localizado no centro histórico limiano, tem dimensão regional. É uma estrutura abrangente de molde a incorporar elementos alusivos à diversidade e identidade das nove sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património. Ademais, está instalado num dos mais emblemáticos edifícios da história limiana e característico da arquitetura urbana da Região Minhota: a Casa Torreada dos Barbosa Aranha, classificada como IIP – Imóvel de Interesse Público desde 1977.
O investimento associado à reconstrução do edifício, foi objeto de uma candidatura infraestrutural, aprovada pelo ON.2 no âmbito da Valorização Económica dos Recursos Específicos – Bolsa de Mérito à Execução Municipal, a uma taxa de 85% FEDER. Ainda ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com a autarquia à Estratégia de Eficiência Coletiva – PROVERE Minho IN, foi aprovada pela Comissão Diretiva do ON.2 – O Novo Norte, o projeto Enoturismo Minho IN II, que tem como principais objetivos potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes, bem como, transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, tendo como mote a cultura do vinho e da vinha.
Sessão oficial
A abertura oficial está marcada para as 17 horas, no CIPVV e precede a sessão solene do Dia de Ponte de Lima, às 18 horas no auditório municipal, e o concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, às 22 horas no Teatro Diogo Bernardes.