A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, recebe nas manhãs (10h00) e finais de tarde (18h00) das segundas-feiras 14 e 21, um ciclo de cinema galego, no âmbito da 8.ª Semana Cultural Convergências Portugal – Galiza.
São exibidos os filmes galegos ‘Cunhados’ e ‘María Solinha’, ambos muito elogiados quer pela crítica, quer pelo público em geral.
Cada sessão é marcada pela presença do realizador ou de um actor que fez parte do elenco, que no final da projecção, está disponível para responder a quaisquer questões levantadas pelo público.
O ‘Convergências’, um evento desenvolvido pelo grupo Canto D’aqui em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, com o apoio do município de Braga, da Xunta de Galicia e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, prolonga-se até dia 27.
Da música à dança, do teatro ao cinema, e pontuada com colóquios e momentos de tertúlia e poesia, conta com nomes como Uxia, João Afonso, Maria do Ceo, Artur Caldeira, Marina Pacheco, Sérgio Mirra, entre outros. Os eventos realizam-se simultaneamente em Braga, Ponteareas, Redondela e Santiago de Compostela.
Este encontro, afirmou Ricardo Rio, presidente da autarquia bracarense, na apresentação do programa, “é um projecto que ganhou uma expressão de verdadeiro festival de cultural com varias dinâmicas espalhadas pelo território desta região e que incidem sobre diversas formas de expressão artística, estreitando os laços que unem Portugal e Galiza, evidenciando a semelhança entre as duas culturas”.