Atletas de 42 países, num total de 2.348, participam no Campeonato Europeu de Veteranos em pista coberta (EMACI) que se realiza entre os dias 20 e 27 em Braga, a primeira cidade portuguesa a receber este campeonato destinado a atletas com mais de 35 anos de idade.
Disputados a cada dois anos, em 2018 estes campeonatos tiveram por palco Madrid. A prova, da responsabilidade da European Master Athletics (EMA), não se realizou em 2020 devido à pandemia de covid-19.
O atleta mais novo tem 35 anos e o mais velho 92 anos, sendo a Espanha a apresentar o maior número de atletas (629). Segue-se Portugal (347), França (196) e Alemanha (188).
Esta terça-feira em conferência de imprensa, Ricardo Rio, considerou que o evento que “terá um papel importante ao nível da dinamização económica e visibilidade da cidade”, tendo em conta que, segundo a organização, são esperadas cerca de 6 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes.
“É uma competição que certamente terá um grande eco internacional, sendo que Braga dará novamente provas de que dispõe de toda a capacidade para organizar eventos desta magnitude”, afirmou o presidente da Câmara bracarense, lembrando ainda que o EMACI está alinhado com “a política do município de promover a actividade física ao longo de toda a vida”.
Na conferência de imprensa de apresentação do EMACI estiveram também presentes Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, Kurt Kaschke, presidente da EMA, e Luis Jesus, presidente da Anav – Associação Nacional de Atletismo Veterano.