Os presidentes das câmaras da área ‘Seixoso-Vieiros’, que integra Guimarães, Fafe e Celorico de Basto, acompanhados por homólogos de concelhos de Vila Real e Porto, consideraram, esta quarta-feira, “esclarecedores” os esclarecimentos sobre a prospecção de lítio dados pelo ministro do Ambiente numa reunião em Lisboa.
O encontro com José Matos Fernandes surge cerca de uma semana depois de serem anunciadas as seis áreas para prospecção e exploração de lítio em Portugal. Entre elas, a de ‘Seixoso-Vieiros’ que integra área dos concelhos de Guimarães, Fafe, Celorico de Basto, Felgueiras, Amarante e Mondim de Basto, numa extensão de 144,2 quilómetros quadrados.
Esta reunião de trabalho foi a primeira de um conjunto de reuniões que o membro do Governo terá com “todas as autarquias envolvidas” no projecto de prospecção de lítio.
No final da reunião, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, o socialista Nuno Fonseca, que foi o porta-voz dos seis autarcas abrangidos pela zona prospecção ‘Seixoso-Viveiros’, fez um balanço positivo do encontro, considerando que os esclarecimentos do ministro foram “esclarecedores”.
O autarca referiu que transmitiu a João Matos Fernandes as principais preocupações da população, apontando para questões que pretendem ver resolvidas “do ponto de vista da prospecção”, percebendo se esta será ou não “evasiva” para os territórios.
“Foi uma reunião esclarecedora, embora no nosso entender já devia ter ocorrido mais cedo, antes desta definição final dos polígonos. Tivemos a boa notícia de que estamos a falar de cerca de 1,5% no limite daquilo que está hoje identificado no perímetro e poderemos agora juntar às nossas equipas municipais mais conhecimento técnico”, sublinhou.