O ex-líder da bancada parlamentar e antigo deputado do PSD, o bracarense Hugo Soares reafirmou o seu apoio a uma eventual candidatura de Luís Montenegro à liderança dos sociais-democratas.
Contudo, diz, em entrevista à SIC Notícias, estar disponível para colaborar com o PSD, seja qual for o líder, mas frisa que apoia Luís Montenegro “independentemente de qualquer candidatura”
“Conheço muito bem o Dr. Luís Montenegro. Fui seu vice-presidente no grupo parlamentar. Tivemos responsabilidades políticas. Conheço as características pessoais e políticas de Montenegro (…). Tem qualidades humanas que aprecio”, afirma.
Hugo Soares realça ainda que o PSD tem que voltar a ser uma alternativa de governação em Portugal.
Sobre Diogo Pacheco de Amorim, nome indicado pelo Chega para a vice-presidência da Assembleia da República, lembra que já aconteceu “outras vezes” – com António Nobre, por exemplo – um deputado indicado não ser eleito.
“O Dr. António Costa percebeu há algum tempo que o Chega é uma espécie de seguro do Partido Socialista”, disse.
Na mesma entrevista, Hugo Soares não diz que não sabe se Rui Rio e Luís Montenegro reuniram esta semana, no Porto, para discutir o futuro do partido e o resultado das Legislativas. No entanto, afirma que, a ter acontecido, “é um resultado de maturidade normal”.
“O PSD está numa fase de profunda reflexão interna. O resultado [das Legislativas] é manifestamente mau”, refere, acrescentando que foi um “choque” para qualquer militante.