A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou esta quinta-feira um protocolo com a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais para garantir a requalificação e reconversão do pátio do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo num espaço polidesportivo.
“A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos seus mais diversos serviços, está em condições de desenvolver junto dos reclusos diversas acções que possam enriquecer do ponto de vista de aquisição de competências pessoais e sociais”, é indicado no protocolo que tem como objecto “a cooperação e conjugação de esforços no sentido de promover a actividade física e desportiva das pessoas reclusas do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo”.
O município “compromete-se a realizar as obras de transformação de um pátio num polidesportivo, no estabelecimento prisional, nomeadamente a colocar piso adequado à prática desportiva e a instalar uma máquina multifuncional”.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, durante a assinatura do protocolo, indicou que esta “reconversão e requalificação do pátio pretende acolher e estimular a prática desportiva”, esperando que este seja “o primeiro de muitos” protocolos com o Estabelecimento Prisional vianense durante o seu mandato.
Também a Directora do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, Sónia Carvalho, indicou, que gostariam “de tornar aquele espaço mais aprazível e mais adequado para a prática desportiva”, já que o desporto “serve para apaziguar e para garantir o bem-estar físico e mental de quem está nestes espaços de reclusão”.
Este protocolo surge no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, estando Viana do Castelo a reforçar os investimentos em equipamentos municipais e os apoios à prática desportiva.