A Câmara de Braga debate e vota, esta segunda-feira, uma proposta da Divisão de Desporto, uma proposta de apoio a duas associações desportivas, sob a forma de Contrato de Desenvolvimento Desportivo, totalizando 40 mil euros, dos quais 15 mil irão para o Arsenal Clube da Deveza e 25 mil para a Associação Cultural e Desportiva ‘Os Marretinhas’.
A proposta lembra que o Arsenal tem duas modalidades desportivas, futebol e andebol, nas quais praticam 155 atletas dos diferentes escalões de formação na modalidade de futebol (juniores, juvenis, iniciados, infantis, benjamins, traquinas e petizes), e na modalidade de andebol possui 87 atletas nos diferentes escalões de formação (juniores, juvenis, iniciados, infantis, minis e bâmbis).
O apoio financeiro visa a continuidade de um programa de desenvolvimento desportivo, com finalidade de apoiar as áreas de formação, fomento e sensibilização para as diferentes modalidades
O município cede, ainda, o complexo das Camélias e o Pavilhão de Maximinos, num apoio que pode atingir os 87 mil euros.
SEDE PARA ‘OS MARRETINHAS’
Sobre a Associação Cultural e Recreativa ‘Os Marretinhas’, a proposta recorda que surgiu em 1981, e, actualmente conta com cinco escalões inscritos na Associação de Futebol de Braga, contabilizando um total de 67 atletas com idades compreendidas entre os 7 e os 35 anos.
A Associação promove ainda vários eventos de cariz desportivo e cultural, tendo já realizado a segunda edição do Trail ‘Encostas com História’, eventos que contam com participação de centenas de participantes.
Acrescenta que “organizou ainda várias iniciativas para os seus sócios e para a população em geral, como palestras e atividades de cariz social e solidário, como a recolha de bens essenciais e brinquedos para doação e realizou várias acções de voluntariado. Neste sentido e de forma a dar melhores condições físicas a todos os intervenientes da Associação, estes solicitam apoio financeiro para a requalificação da sua sede, por forma a continuarem o trabalho desenvolvido”.
AGENDA
Na reunião de vereadores, estarão, ainda, em análise, entre outros assuntos, a classificação como conjunto de interesse municipal dos Marcos Históricos da Freguesia de Mire de Tibães; o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios; apoio financeiro para a ligação à rede pública de água no âmbito do Projeto BragaSol.
Luís Moreira (CP 7839 A)