A Câmara de Esposende assinou um contrato de investimento com a empresa Wieland Thermal Solutions, Lda permite o alargamento da unidade industrial vocacionada para o fornecimento de tubos técnicos para as indústrias de ar condicionado e refrigeração e para a indústria de processos.
O contrato firmado abrigo do Regulamento de Concessão de Incentivos ao Investimento em vigor aprova a isenção do Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis (IMT) e de taxas de licenciamento das operações urbanísticas, esta empresa fundada em 1999 beneficia do incentivo da autarquia de 21.149 euros, para expansão das suas instalações, na zona industrial de Palmeira de Faro. Nesta expansão, a Wieland Thermal Solutions, Lda faz um investimento superior a três milhões de euros, criando mais de dez novos postos de trabalho directos.
A Wieland Thermal Solutions Lda. é uma empresa do grupo Alemão Wieland Werke AG, com sede em Ulm, Alemanha e faz parte da unidade de negócio de soluções térmicas da referida empresa.
A unidade de Esposende começou, em 2015, a investir no desenvolvimento de soluções para outros sectores de actividade e, mais especificamente, no fornecimento de tubos alhetados produzidos em ligas de aço inoxidável e titânio. O primeiro grande projecto de expansão ocorreu em 2016, com o correspondente aumento da sua área produtiva e modernização do seu bloco administrativo. Três anos depois, a crescente procura do mercado obriga a novo investimento, de expansão da área produtiva.
“Este investimento representa a consolidação de um projeto industrial de grande significado para Esposende e o aumento do número de postos de trabalho, acrescentando mais uma dezena aos actuais 70 trabalhadores da empresa”, afirmou na assinatura do contrato o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira acrescentando que o município “agiliza procedimentos e facilita a vida aos empresários, conforme fica comprovado com mais este contrato de investimento”.
O autarca afirmou ainda que o município disponibiliza, como “factores estratégicos e de estímulo”, um conjunto de incentivos (reduções e isenções) a investidores privados e institucionais, “consciente da emergente necessidade em disponibilizar um ambiente favorável ao investimento. No âmbito do regulamento de incentivo ao investimento já foram apoiadas 45 empresas, num valor total de incentivo de 401.273 euros, referiu Benjamim Pereira.
Para o administrador da Wieland Thermal Solutions, Lda, Álvaro Ribeiro, esta expansão acompanha o crescimento natural da empresa. “Com este novo edifício fabril (e pequeno bloco administrativo) a empresa pretende também criar as condições para atrair novos investimentos que possam, no futuro, contribuir para um reforço da sua posição no mercado e no universo do grupo em que se insere”.
LÍDER NO MERCADO
A unidade de negócios em questão é líder de mercado no fornecimento de tubos técnicos para as indústrias de ar condicionado e refrigeração e ainda para a indústria de processos (LNG, ORC, Química, Petroquímica). Esta inovação contribui para o aumento da eficiência energética dos equipamentos onde são instalados e constituem peça chave na redução da pegada carbónica de diversas indústrias.
Tradicionalmente voltada para o mercado do ar condicionado e refrigeração, a Wieland fornece tubos de alta eficiência em ligas de cobre e suas derivadas para parte ou subsistema que é utilizado no produto final de outras empresas deste sector.