A Paróquia e a Junta de Freguesia de São Victor, em parceria com a Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniana de Braga, promovem uma vigília pela paz na Ucrânia este sábado, dia 26, às 21h00, na igreja paroquial.
Meia hora depois, na avenida Central, realiza-se uma manifestação e vigília, desta feita convocada pela Civitas Braga. “A invasão da Ucrânia pela Rússia entristece-nos e revolta-nos”, escreve esta Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos na sua página do Facebook.
Já a comunidade de São Victor “respeita os valores da União Europeia e expressa o desejo que a Dignidade do Ser Humano, a Liberdade, a Democracia, a Igualdade, o Estado Direito e os Direitos Humanos sejam retomados nesta região europeia”, referindo que a freguesia tem uma presença assinalável de cidadãos de origem ucraniana.
“Com esta vigília, que constituirá um momento de reunião da comunidade e de oração, pretende-se criar uma corrente humana de manifestação pela paz, reforçando os valores da liberdade e da autonomia de todos os indivíduos e das nações. Esta é uma iniciativa aberta a todas as pessoas, sendo uma oportunidade para que as 118 nacionalidades registadas na Freguesia de São Victor possam manifestar a sua solidariedade com o povo ucraniano, mas afirmar a necessidade da paz em todo o mundo, não esquecendo nenhum povo que sofre ou que vive oprimido pelas circunstâncias sociais ou políticas”, afirma o Executivo da Junta.