A Semana da Dança regressa a Guimarães, entre 6 e 16 de Abril, prometendo abrir novamente praças e lugares da cidade “à fruição artística descomprometida e sem complexos”, com profissionais, com jovens bailarinos e a partilha de conhecimentos e novos desafios.
Promovido pela Associação de Dança de Guimarães, com direcção artística de Rui Donas e conceito artístico do Quorum Ballet® & Daniel Cardoso, o projecto tem diferentes dimensões: criação, fruição, expressão cultural e construção de identidades e memória colectiva.
“A Semana da Dança procura também incentivar a uma nova cultura urbana na cidadania. Os tempos que vivemos despertaram-nos para sentidos que descuramos com a intensidade de tudo viver em instantes fugazes. No momento de disseminação da distância digital, o projeto intenta desafiar o público a afastar-se dos imobilismos, da distância, da solidão dos ecrãs”, afirmam os organizadores.
Lembram que a Semana da Dança foi um “projecto pioneiro” no Norte do país, que se realizou entre 1994 e 2006 em Guimarães e por onde passaram nomes de reconhecida qualidade artística e competência pedagógica
Coincidindo com uma mostra final, durante uma semana dezenas de bailarinos interagiam, aprendiam e ensinavam, partilhavam sem o desejo de alcançar alguma conclusão, decisão ou resultado, mas sim alargar e enriquecer o seu movimento e linguagem pessoais, descobrir diferentes maneiras de se expressarem e contribuir desta forma para a afirmação da sua singularidade criativa.
O reactivar da Semana da Dança, asseguram, “não significa um regresso ao passado, mas pretende provocar o debate acerca do papel que entidades culturais de carácter participativo têm nos dias de hoje”.
.