O projecto apresentado pela Câmara de Braga de transformação do edifício da antiga fábrica Confiança em residência universitária foi seleccionado pela entidade gestora do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para a segunda fase, tendo obtido a 14.ª melhor pontuação entre 201 propostas.
Além de Braga. passaram à segunda fase, dois projectos apresentados pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Residências da Praia Norte e do Centro Académico, este, também, com elevada pontuação), outros dois do IPCA- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (projectos INBarcelos e Alojamento Estudantil do IPCAB) e um da Universidade do Minho (Recuperação da antiga Escola de Santa Luzia).
Passaram, também, à fase seguinte um projeto do município de Guimarães (Residência de Estudantes do AvePark), um de Vila Nova de Famalicão (Residência de Estudantes), um outro de Valença (Residência Académica), um quarto, entregue pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (Casa de Santa Maria) e um quinto de Melgaço (Adaptação da antiga Escola Primária).
O relatório-síntese que vai agora ser analisado pela Agência Nacional do programa Erasmus + Educação e Formação, não considerou elegíveis, as manifestações de interesse” apresentadas pelos municípios de Esposende (Residência Universitária) e de Fafe (residência de Estudantes e dois do de Melgaço (Residência de Estudantes e Pousada da Juventude).
Estas podem, no entanto, reclamar, em sede de audiência prévia, até 1 de Abril.
20 MIL CAMAS
Ao todo, foram apresentadas 201 manifestações de interesse, tendo passado 154 à fase 2.
Estas manifestações de interesse representam 476 milhões de euros de financiamento superior aos 375 milhões disponíveis.
Contemplam um total de 20.723 camas distribuídas entre novas camas (14.222) e reabilitação das existentes (6.501).
Luís Moreira (CP 7839 A)