O PSD de Ponte de Lima espera que o novo Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, que é inaugurado sexta-feira, pelo primeiro-ministro, António Costa, “não se reduza apenas à promoção do enoturismo”, mas que englobe a criação de uma estrutura de distribuição única, e de um núcleo de estudos para o Vinho Verde do Vale do Lima.
Os social-democratas, na oposição, querem, ainda, a instituição da figura do Embaixador do Vinho Verde Limiano e a consagração do vinho limiano como bebida oficial das Feiras Novas.
“O PSD não pode deixar de lembrar que em 2010 propôs que a Câmara Municipal fosse líder de uma estrutura de missão para o desenvolvimento do sector do Vinho Verde no concelho. Infelizmente esta proposta foi chumbada pela maioria em reunião da Assembleia Municipal”, sublinha.
Conforme o PressMinho noticiou, na próxima sexta-feira será inaugurado, com a presença do primeiro ministro António Costa, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde anunciado como uma estrutura abrangente de molde a incorporar elementos alusivos à diversidade e identidade das nove sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.
O PSD congratula-se com a criação do Centro de Interpretação, mas lamenta que “não privilegie o envolvimento das instituições e associações locais ligadas ao ramo, potenciando a experiência e o conhecimento dos seus quadros técnicos qualificados, cujo contributo notável para a promoção e valorização dos produtos endógenos é uma mais-valia”.