Entre esta quinta-feira e sábado, Viana do Castelo recebe a visita de uma comitiva de operadores turísticos de Portugal e Espanha, que assim têm a oportunidade de conhecer o centro histórico da cidade, de visitar os museus municipais, conhecer a hotelaria e a restauração local, usufruindo ainda de “experiências diferenciadoras”, da gastronomia e vinhos da região, anunciou, anunciou a autarquia.
A rota inicia na quinta-feira, com uma visita guiada ao centro histórico vianense, incluindo o Museu do Traje e o Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa. Os operadores têm também oportunidade de conhecer diversas unidades hoteleiras da cidade.
Na sexta-feira, o dia inicia com uma experiência náutica ou passeio em bicicleta pela ecovia, com a manhã a incluir ainda uma degustação de produtos locais e subida ao Funicular de Santa Luzia e visita ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus. De tarde, é promovida uma bolsa de contratação com empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos.
No sábado, os operadores realizam ainda visitas guiadas ao Navio Gil Eannes e ao Museu do Chocolate, com demonstração de chocolate e experiências comentadas.
A autarquia recorda que, “ao longo deste ano, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido, Viana do Castelo retomou a presença estratégica em diversas feiras nacionais e internacionais”.
Estas participações surgem no âmbito da Rede Municipal de Turismo, criada com o intuito de dinamizar o sector do Turismo em Viana do Castelo e que tem como principais objectivos a promoção turística do concelho e a dinamização de acções e medidas destinadas aos profissionais do sector.
“A pandemia fez aumentar a procura dos turistas pelo contacto com a natureza, a realização de atividades ao ar livre, destinos menos massificados e com cultura tradicional, dando preferência a locais de proximidade e em ambiente controlado, estando a segurança e a higiene no centro das decisões de escolha de destino de férias”, afirma a Câmara, assegurando que ”como Viana do Castelo reúne condições para dar resposta a este novo perfil de turista, estas participações revestem-se de enorme importância para a promoção e divulgação deste destino”.