Braga assinala esta quarta-feira, o Dia Internacional dos Museus, com entradas livres, visitas guiadas, exposições e actividades pedagógicas para os mais novos nos museus da cidade.
Assim, a Fonte do Ídolo e as Termas Romanas do Alto da Cividade têm entrada livre entre as 09h30 e as 13h00, as 14h00 e as 17h30. A Domus da Escola Velha da Sé está também com entrada livre entre as o9h30 e as 12h30, as 14h30 e as 17h00.
No Museu D. Diogo de Sousa realiza-se uma visita guiada à exposição permanente entre 10h30 e as 15h00. Pelas 14h30, decorre uma visita guiada ao Laboratório de Conservação e Restauro. O acesso é grátis mediante marcação prévia para o telefone do museu, 253 615 844 ou correio electrónico mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt.
Para os mais novos também não faltam actividades com diversas oficinas de expressão plástica e artes visuais e ainda a exposição de trabalhos ‘Viajar no Museu’ dos alunos da Escola EB1 da Sé no âmbito das comemorações do dia Mundial do Teatro.
O Museu Nogueira da Silva, localizado na avenida Central, promove o acesso livre para visitas ao museu, jardim e exposições.
As exposições patentes a visitar são as seguintes: “In Transit” de Luís Silva Carvalho, Galeria da Universidade; Ingrid Less, Galeria do Jardim; “Index 2022”, 1.ª Bienal de Arte e Tecnologia, Dele Adeyemo, Ibiye Camp & Dámaso Randulfe with alumni-in-residence Alexa Szekeres & Remi Kuforiji, Demonic Strata e “CarHavana”, fotos de Fernando Coelho, Cafetaria Jardim do Chá.
Os horários de visita são das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Já no Mosteiro de Tibães é possível fazer visitas guiadas para o público em geral às 11h00 e às 15h00 e uma visita específica “’O Poder dos Museus e a Biodiversidade’ para crianças do Jardim de Infância de Padim da Graça, pelas 10h00.
A comemoração do Dia Internacional dos Museus no Museu dos Biscainhos começou já no passado dia 12 de Maio, com a inauguração da exposição ‘La [Re]constitución de los Andes’, de Carlos Sfeir Vottero.
Ainda na quarta-feira, nos ‘Biscainhos’ decorre, pelas 18h00, uma visita guiada sob o tema ‘O Poder dos Museus’. A entrada é gratuita mediante inscrição previa através do email mbiscainhos.se@culturanorte.gov.pt.
Entretanto, foi já inaugurada a mostra ‘Mártires em nome da Fé’.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Este ano, o ICOM Internacional apresenta como tema ‘O Poder dos Museu’ com o objectivo de explorar o potencial destas estruturas para produzir mudanças positivas nas comunidades.