José Manuel Fernandes, o ‘Senhor Orçamento’. É assim que o eurodeputado vilaverdense é conhecido nos corredores do Parlamento Europeu, garante Luís Marques Mendes, outro social-democrata.
Falando na Ponte da Barca na apresentação do livro de José Manuel Fernandes ‘Agenda Pela Nossa Terra – Minho 2022’, o agora comentador televisivo e antigo parlamentar europeu considerou o coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos “um dos deputados mais competentes de todo o Parlamento Europeu e não apenas do PSD ou do Partido Popular Europeu [PPE]”.
Segundo o comentador político, José Manuel Fernandes “é reconhecido à esquerda e à direita” e exemplificou: “Até o primeiro-ministro de Portugal, que é de família política completamente diferente da dele, já o disse publicamente e já o disse a mim pessoalmente da grande admiração que tem por José Manuel Fernandes”.
Considerando-o um dos deputados com “maior influência política” no Parlamento Europeu, Marques Mendes salientou a sua presença por mérito próprio na Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu, aquela que “é a Comissão mais importante e de maior influência no Parlamento Europeu”.
Luís Marques Mendes confidenciou, então, que José Manuel Fernandes é conhecido como o ‘Senhor Orçamento’, por ser o homem do Orçamento no Parlamento Europeu, o que é importante por ser “um deputado do PSD, um deputado de Portugal”
O social-democrata salientou ainda a política de proximidade que o eurodeputado mantém com os eleitores, “prestando contas, ouvindo, falando, dialogando” com as pessoas, sendo por isso “exemplo e referência”, que “prestigia a política e a função política”.
Destacou ainda o “papel importantíssimo” que José Manuel Fernandes teve, nos últimos anos, em matéria de fundos estruturais para Portugal.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)