A Câmara de Braga, em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza, promoveu na área florestal do Mosteiro de Tibães mais uma iniciativa de educação ambiental que visa mostrar às crianças e jovens a importância da floresta levando-as a descobrir diversas áreas florestais e como contribuir para a sua conservação.
Dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico dos agrupamentos de Escolas de Mosteiro e Cávado, Celeirós e Trigal Stª Maria, a acção integra o projecto ‘Literacias para a Preservação das Florestas’, que arrancou no ano lectivo de 20/21.
O projecto tem como principal objectivo descobrir as florestas, os seus valores, habitats e espécies, contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas, capacitar os alunos estimulando o raciocínio e a aprendizagem no exterior, e promover práticas de cidadania consciente incentivando a participação pública.
Para a vereadora da Educação, é cada vez mais imperativo que as crianças e jovens estejam despertos para a preservação do espaço que os rodeia e, particularmente, para o cuidado a ter com o meio ambiente.
“Este projecto é uma forma incentivar actos que promovam a preservação da floresta como um espaço que deve ser cuidado na lógica de contribuir para a conservação da natureza e para a defesa do ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras”, afirmou Carla Sepúlveda durante a visita a Tibães, salientando que é a partir da escola que se alteram comportamentos e criam novos hábitos, sendo que este projecto só é possível devido ao “incansável trabalho dos professores”.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, lembrou que “o município tem feito um trabalho acérrimo e muito vocacionado” para a educação na esfera da preservação do Ambiente por via de “inúmeros projectos nas áreas da eficiência energética, plantação de espécies autóctones, hortas nas escolas, entre outros”.
“A partir de um outro projecto, o ‘Florestar Braga’, temos incidido na questão do cuidado e preservação da floresta. Considero que este novo projecto, mais relacionado com as literacias, faz a ponte perfeita com as inúmeras iniciativas que o pelouro do Ambiente tem levado a cabo junto da comunidade escolar no sentido de trabalhar a consciencialização para a preservação do ambiente na sua generalidade” referiu.
‘Literacias para a Preservação das Florestas’ consiste no desenvolvimento de um conjunto de sessões de sensibilização sobre a Preservação da Floresta (em formato on-line) de forma interactiva e personalizada, adaptando-se à realidade da escola e do local.
O projecto culmina com uma saída de campo a uma zona florestal escolhida pelos professores e alunos, sendo realizado um percurso pedestre que permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões. Foi o que agora aconteceu na área florestal do Mosteiro de Tibães.