O Hospital de Braga assinala, de segunda e quinta-feira da próxima semana, a Semana Mundial de Glaucoma com a realização de uma campanha de detecção precoce desta doença degenerativa do olho, em cooperação com o Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
A campanha decorre na entrada principal do hospital, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30, e no dia 10 das 14h às 17h30.
O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico que se caracteriza pela perda gradual e progressiva do campo visual, que se não for tratada leva à cegueira.
Esta patologia, que afecta mais de 100 mil portugueses, pode surgir em qualquer idade mas a probabilidade aumenta a partir dos 40 anos e nas pessoas com factores de risco, tais como, hipertensão ocular, antecedentes familiares, diabetes, alta miopia e características étnicas.
Conhecido como “o ladrão silencioso da visão”, o glaucoma, numa fase inicial, não manifesta sintomas pelo que o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de combater esta patologia. Apesar de não existir cura definitiva para o glaucoma, a eficácia dos tratamentos existentes (medicação, laser e cirurgia) geralmente atrasa ou inibe a progressão da doença de modo a esta nunca afectar a qualidade de vida do paciente.
FG (CP 1200)