A Universidade do Minho procede, na próxima segunda-feira, no salão nobre da reitoria, à cerimónia de entrega das Bolsas de Estudo e Mérito em Engenharia Civil. O evento conta com intervenções do reitor António M. Cunha e do diretor do Departamento de Engenharia Civil da UMinho, Jorge Pais.
Fonte universitária adiantou que se trata de uma iniciativa de cooperação entre a UMinho e um conjunto de empresas de engenharia, construção civil e obras públicas, formalizada através de um programa para atrair e apoiar novos talentos para a Engenharia Civil.
As bolsas de estudo e mérito incluem o pagamento das propinas, ao longo de todo o curso, a 45 alunos do mestrado integrado em Engenharia Civil, num pacote da ordem dos 250 mil euros, além da oferta de estágios no final do curso, entre outras ações, num plano para três anos.
Setor em reestruturação
O setor da Engenharia Civil e da Construção – lembra a UMinho – atravessa uma fase de reestruturação, quer em termos dos seus quadros como dos mercados em que estes intervêm, verificando-se uma acentuada redução das vocações para a formação em Engenharia Civil. No entanto, além da intervenção nos mercados externos, este setor terá na reabilitação sustentável de um vasto património, incluindo nos centros históricos e nos novos modelos de cidades, uma oportunidade para uma evolução sustentada ao longo das próximas décadas.
Luís Moreira (CP 8078)