A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, participou esta terça-feira, através de mensagem de vídeo, na sessão de abertura das Jornadas de Turismo, organizadas pela licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que a partir do mote ‘Mulheres: do not disturb!’’ pretendem reflectir sobre o papel da mulher no turismo,
Novos públicos, novas carreiras, liderança e empreendedorismo e mudanças e novos desafios são as temáticas que são abordadas durante até esta quarta-feira por especialistas, empresários, municípios, docentes e alunos.
“O turismo tem sido apontado como um dos sectores económicos mais relevantes no desenvolvimento económico, social e cultural. Os dados estatísticos confirmam essa capacidade, o que vem aumentar a responsabilidade do sector perante a sociedade”, começa por referir a coordenadora do curso de Turismo.
Goretti Silva realça que apesar de se pautar “por ser pioneiro em áreas como a acessibilidade, a eficiência energética, a segurança alimentar, o turismo não tem estado imune às críticas sobre uma sociedade onde continua a verificar-se a excessiva predominância do género masculino”.
A coordenadora do curso destaca aqui as posições de liderança, a desigualdade nos salários, o preconceito nas ocupações laborais, entre outros temas que se considera serem hoje fundamentais, especialmente ao nível dos estabelecimentos de ensino.
Considera-se, por isso “ser oportuno” reflectir sobre o tema. Com o desígnio “Mulheres: do not disturb!” realiza-se mais uma edição das Jornadas de Turismo. “Falaremos sobre a mulher enquanto turista, decisora de viagem, ocupante de profissões por norma associadas ao masculino, empreendedora, líder, procurando trocar ideias, combater preconceitos, melhorar o ensino”, revela ainda Goretti Silva.
Esta terça-feira, o dia foi dedicado ao painel ‘Novos públicos’, com a presença responsáveis de hotéis e agências de viagens, e à apresentação do trabalho ‘A mulher turista’ realizado por um grupo de alunos. ‘Novas carreiras’ foi o tema que empresários, associações e instituições de ensino superior ligados ao turismo debateram no período da tarde.
Para esta quarta-feira, estão previstos o debate sobre ‘Liderança e empreendedorismo’ e a apresentação do ‘Hospitality Box’ produzido pelos alunos que venceram recentemente o concurso de ideias do Hotel 4.0, realizado no âmbito do Hotel 4.0 Portugal Summit, evento organizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (ARHESP), na área do turismo.
A sessão de encerramento, às 17h00, conta com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, a vereadora da Coesão Social e Juventude da Câmara Viana do Castelo, Carlota Borges, o director da ESTG-IPVC, Pedro Moreira, e a coordenadora do mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento, Alexandra Correia.