‘Farricocos e Fogaréus’ é o tema da exposição patente no Museu da Imagem até 3 de Abril. A mostra, organizada pelo município de Braga e pela Comissão das Solenidades da Semana Santa, é composta por cerca de 50 fotografias que retratam um dos maiores símbolos da Semana Santa, o farricoco.
Fonte camarária adiantou que a cerimónia de abertura da mostra, Lídia Dias, vereadora da Cultura, lembrou que a Semana Santa, sendo um dos momentos mais marcantes do nosso calendário anual, é “portadora de elementos iconográficos pertencentes ao imaginário colectivo bracarense”, com especial destaque para o farricoco. “Decidimos patentear e explicar o seu fundamento e as diferentes matrizes da sua representação, partindo não apenas dos registos fotográficos presentes nos arquivos históricos, mas focando-nos nos reflexos prestados pela contemporaneidade”, referiu.
Lídia Dias aproveitou para agradecer à Fototeca do Museu Nogueira da Silva e à ASPA pela cedência de fotografias do Arquivo Arcelino, ao Arquivo Municipal de Lisboa pela cedência de fotografias de Artur Pastor, e também à WAPA Photo e à Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa, detentora de uma parte significativa das fotografias expostas no Museu da Imagem. A vereadora estendeu ainda o agradecimento à Santa Casa da Misericórdia de Braga pela colaboração dada no enriquecimento da exposição com outros elementos visuais.
Por seu turno, o presidente da Comissão da Semana Santa, Cónego Luís Miguel Rodrigues falou da importância pedagógica da exposição que “ajuda a cimentar e a consolidar o farricoco como figura emblemática da Semana Santa e da Cidade de Braga”.
A exposição ‘Farricocos e Fogaréus’ pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 19h00, e aos sábados das 14h30 às 18h30.