O Papa emitiu alguns conselhos de maternidade para mães “super- protectoras”, mas frustradas com filhos adultos que ainda “não saíram do ninho”, avança o jornal britânico Independent.
Francisco dirigiu-se às mães católicas, durante uma missa para marcar o fim do 10.º Encontro Mundial das Famílias, sublinhando que estas deveriam parar de passar as camisas dos seus filhos e incentivá-los a casarem-se.
Adicionalmente, o pontífice também pediu aos homens adultos que não “optem pelo caminho mais fácil”, que é regressar para junto das suas mães em “momentos de dificuldade”.
“Vemos tantos jovens que não têm coragem de se casar e as mães costumam dizer-me: “Fale com o meu filho, que não se quer casar e tem 37 anos””, referiu. “Mas então pare de passar as camisas dele, dê o primeiro passo mandando-o embora, deixe-o sair do ninho”, aconselhou.
Na cerimónia, que aconteceu no Vaticano, em Roma, no fim de semana, o Papa disse que o amor familiar “não é possessivo, é pela liberdade sempre”, por isso, “é nos momentos de dificuldade, nas crises – que todas as famílias as têm – que não devem optar pelo caminho mais fácil”, que é regressar a casa das mães.
“Não, vá em frente com esta aposta corajosa. Haverá momentos difíceis, momentos difíceis, mas siga em frente, sempre”, recomendou Francisco, dirigindo-se aos homens adultos.
Enquanto o Supremo Tribunal dos EUA destruiu as protecções constitucionais para o aborto na semana passada, o Papa também aproveitou o discurso para condenar decisões “egoístas” que “prejudicam o desejo de trazer novas vidas ao mundo”.
Embora não tenha mencionado explicitamente o aborto ou a decisão na sua homilia, o Papa disse: “Não deixemos que a família seja envenenada pelas toxinas do egoísmo, do individualismo, da cultura actual da indiferença e do desperdício, e como resultado perca o seu próprio ADN, que é o espírito de acolhimento e serviço.”
O papa opôs-se consistentemente ao aborto, anteriormente, igualando o procedimento de salvar vidas como “contratar um assassino para resolver um problema”.
Com Multinews