A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 17 toneladas de mel, suspendendo a actividade de um estabelecimento, na sequência de uma acção de fiscalização a espaços direccionados ao processamento de mel e produtos apícolas, localizados no norte do país.
Em comunicado enviado às redacções esta segunda-feira, a ASAE revela que determinou “a apreensão de 17.525 Kg de mel, num valor estimado superior a € 70.000,00 (setenta mil euros)” e suspendeu a actividade do estabelecimento, uma vez que o operador económico não se encontrava “devidamente licenciado para a actividade apícola”, não possuía o Número de Controlo Veterinário (NCV).
Para além disso, tinham “ainda verificado manipulações abusivas e ausência de rastreabilidade dos produtos armazenados, cujo destino seria a colocação no mercado de retalho”.
Deste modo, o representante do estabelecimento “foi advertido de que o não cumprimento imediato da ordem de suspensão ou a sua violação posterior constitui a prática de crime de desobediência previsto e punido pelo Código Penal”.