Arrancou já a Escola do Rock de Paredes de Coura que reúne no Centro Cultural 50 jovens músicos, dos 13 aos 24 anos, de todo o país e da vizinha Galiza, para uma intensa semana de partilha, que culmina esta esta sexta-feira com o espectáculo final.
A semana conta com a residência dos Spinifex Sings, um conjunto com base em Amesterdão e que apresenta no seu projecto duas vocalistas convidadas, Priya Purushothaman, de Mumbai, e Björk Nielsdottir, da Islândia.
A Escola do Rock tem o sempre muito esperado espectáculo de apresentação final na sexta-feira, com a particularidade de mais uma vez todos os integrantes subirem ao palco para a apresentação de um concerto que antecipa futuras digressões que, em edições anteriores, levaram os jovens músicos a palcos icónicos como o Festival Vodafone Paredes de Coura, NOS Primavera Sound, Surfing The Lérez, Serralves em Festa, Casa da Música e várias outras salas em toda a Península Ibérica.
CONCERTO DOS SPINIFEX
No dia anterior, quinta-feira, pelas 22h00, cabe aos Spinifex subir ao palco do Centro Cultural.
O Spinifex é conjunto com base em Amesterdão, apresenta-se com duas vocalistas convidadas, Priya Purushothaman, de Mumbai, e Björk Nielsdottir, da Islândia. Enraizado na abordagem idiossincrática, Spinifex combina sonoridades do punk rock e do metal ao free jazz. Nesta especial colaboração o grupo aventura-se no cruzamento destes territórios com os da música lírica e poesia.
Priya Purushothaman e Björk Nielsdottir estão entre as vozes mais prodigiosas de sua geração: Priya no gênero Música Clássica Hindustani, e Björk na música clássica contemporânea e teatro musical, bem como na música improvisada.
Entrada livre, por ordem de chegada, sujeita à lotação da sala.
Tendo por referência o Centro Cultural de Paredes de Coura, onde a Escola do Rock regressa depois de por ali já ter leccionado em 2015, os participantes têm a oportunidade de passar uma semana intensiva a aprender música num modelo diferente das escolas de música formais e do ensino articulado.
Na selecção para a turma deste ano muitos candidatos ficaram pelo caminho, tal foi, mais uma vez, a enorme procura pela Escola do Rock, ao ponto de se terem candidatado dezanove bateristas muito bons.
A turma de 50 alunos deste ano tem jovens músicos de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Famalicão, Paredes de Coura e da vizinha Galiza, entre muitas outras localidades.
A Escola do Rock é uma iniciativa do município de Paredes de Coura, que em 2015 foi distinguido com o Prémio UM-Cidades instituído pela Universidade do Minho.
Com direcção de formação e actividades do Space Ensemble, a Escola do Rock disponibiliza uma equipa de artistas/formadores profissionais, com especializações variadas em ensino de música, que facilitam o processo de aprendizagem, desconstruindo os métodos tradicionais de forma a potenciar as capacidades técnicas e criativas de todos os alunos.