Soluções de mobiliário e decoração funcionais dirigidas ao cliente jovem é uma das apostas da Ikea, anunciou, esta quarta-feira, o director da loja de Braga da marca sueca, revelando que a empresa recebeu 20 mil candidaturas para os 250 postos de trabalho a concurso.
Falando aos jornalistas durante uma visita às instalações daquela que a partir do próximo dia 17 passa a ser a quarta-loja da empresa fundada por Ingvar Kamprad em 1943, em Almhult (Suécia), Koray Saner explicou que a aposta no mercado jovem resulta do facto de “Braga ser a cidade com mais jovens do país”. Também as características e o tamanho das habitações do norte do país foi tida em conta.
“O tamanho das casas do norte é por norma maior –entre os 85 e os 105 metros quadrados- e a disposição interior é diferente em relação ao centro e sul do país ao incluir, por exemplo um área de lavandaria e lareira na sala de estar, o que levou os designers a procurar novas soluções”, obedecendo “sempre” à “visão” da empresa: “ Criar melhor vida para as pessoas”.
Projecto especial
António Machado, responsável da Ikea Portugal, considerou a loja bracarense um “projecto especial” por estar integrada dentro de um centro comercial já existente.
“Foi uma oportunidade única e um grande desafio”, afirmou, sublinhando que toda a loja foi criada em seis meses, representando um investimento de 25 milhões de euros.
O resultado final, explicou, “é uma loja diferente”. Com 6 entradas directas para o sopping Nova Arcada, a loja de Braga “inova na disposição de produtos com áreas de showroom e de complementos para a casa, pela primeira vez no país, no mesmo piso”.
A área de restauração também é única em Portugal. O restaurante, que despõe de 450 lugares –“o maior de Braga”- partilha o mesmo espaço do ‘bistro’ e da loja alimentar.
A Ikea que se orgulha do “design democrático” dos produtos que comercializa vai ter em Braga mais de 8 mil artigos distribuídos por 22 mil metros quadrados, com 47 “ambientes de inspiração sueca”.
No próximo ano a empresa abre uma quinta loja, em Loulé, prevendo ter distribuídas por todos o país até 2015 uma dezena de loja.
Fernando Gualtieri (CP1200)
Fotos: Ricardo Costa