O Governo espanhol vai instar as empresas, escritórios, comércio, centros comerciais e transportes a controlarem as condições de temperatura para evitar desperdício de energia, no quadro do pacote de medidas urgentes de eficiência e poupança energética que vai ser aprovado em Conselho de Ministros na segunda-feira.
O objectivo é que no Verão os condicionadores de ar das instalações, estabelecimentos e transportes não sejam inferiores a 27 graus, enquanto no Inverno os sistemas de aquecimento não devem ultrapassar os 19 graus, segundo revelou esta sexta-feira o site espanhol Europa Press junto de fontes familiarizadas com as medidas – este primeiro pacote de medidas será direccionado ao sector privado, mas não será coercitivo, e espera-se que as famílias sejam deixadas de fora em primeira instância.
O Executivo vai ainda apelar à racionalização dos tempos nos equipamentos de ar condicionado, ventilação, água quente, iluminação nos edifícios de escritórios, bem como dos restantes equipamentos consumidores de energia de forma a minimizar o seu consumo energético.
Prevê-se que as medidas incluam também a promoção de instalações fotovoltaicas para autoconsumo nos edifícios, que poderão contar com subsídios.
Refira-se que esta sexta-feira, a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) adaptou um conjunto de medidas que simplificam os procedimentos de contratação de autoconsumo de electricidade em Espanha, com o objectivo de promover a entrada de energias renováveis, a descarbonização da economia e da concorrência no mercado retalhista.