O Governo do Reino Unido pretende travar as agressões sexuais a mulheres nos clubes e discotecas do país e vai avançar com um projecto piloto de tecnologia de “água inteligente”.
Assim, os frequentadores dos espaços nocturnos suspeitos de assediar mulheres serão pulverizados com o spray forense invisível que permanece na pele durante pelo menos seis semanas e pode ficar nas roupas durante anos – assim, os suspeitos marcados com o líquido podem ser detectados através de luzes ultravioleta.
A iniciativa faz parte de 16 projectos anunciados pelo ministro britânico, Kit Malthouse, que são financiados com cerca de 14,34 milhões de euros para abordar o crime e outras questões sociais com soluções tecnológicas, garantiu esta terça-feira a publicação britânica The Times.
Assim, os seguranças dos clubes vão ter ao dispor latas de água inteligente, que não apenas ajudam a rastrear suspeitos marcados, mas também actuam como um impedimento contra possíveis criminosos sexuais.
A Unidade de Redução de Violência de West Yorkshire foi pioneira no uso da tecnologia ao fornecer água inteligente a mais de 100 funcionários de segurança de bares e clubes.
Com combinações de misturas diferenciadas, cada lata do spray forense deixa a sua própria assinatura nos indivíduos marcados.
Um homem foi já condenado e preso por violência doméstica após ser borrifado com o SmartWater. Foi a primeira vez que a substância foi usada como prova para condenar alguém por violência doméstica no Reino Unido.
Com Multinews