O município de Esposende aprovou em reunião de Câmara realizada esta quinta-feira, 1 de Setembro, um conjunto de apoios socioeducativos no valor de «mais de 900 mil euros», para o próximo ano lectivo.
Assim, foi aprovada a «alteração dos termos dos protocolos de colaboração para o fornecimento de refeições escolares às crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e das actividades de animação e apoio à família da educação pré-escolar, designadamente no que diz respeito aos valores monetários a serem aplicados já a partir do ano lectivo 2022/2023». Em causa está um investimento global de «847,266 euros, abrangendo um universo de 1.853 alunos». A actualização dos valores deve-se à «necessidade de ajustar os preços praticados à actual conjuntura económica».
Em nota enviada, pode ler-se que a «operacionalização destes serviços é garantida através da celebração de protocolos com um conjunto de entidades, conforme proposta aprovada pelo executivo municipal».
APOIO À CRUZ VERMELHA
Na mesma reunião, o município aprovou também o montante a transferir, no valor global de «69.084,90 euros», para a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa para «financiar, no ano lectivo 2022/2023, o transporte para jovens com deficiência, residentes no concelho, que se encontrem a frequentar respostas sociais».
Ao abrigo do protocolo celebrado com a Câmara Municipal, a instituição compromete-se também, sem quaisquer encargos adicionais para o município, a «apoiar na emergência todas as iniciativas de cariz social promovidas pelo mesmo, pela Rede Social de Esposende ou eventualmente pela Instituição/Estabelecimento de Ensino que acolhe estes jovens, bem como a assegurar o transporte de novos utilizadores durante o ano lectivo, sempre que aprovada a comparticipação a ser assegurada pelo respectivo agregado familiar, desde que tal não implique o transporte para fora da área geográfica do concelho».
PROTOCOLO COM A “AJUDARIS”
Ainda no plano socioeducativo, o município de Esposende aprovou o protocolo de colaboração a celebrar com a Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, no âmbito do projecto ‘Histórias da Ajudaris’. Tendo como missão «combater a pobreza e a exclusão social através da educação e capacitação em contexto informal», a Ajudaris «desenvolve projectos ligados à Educação em consonância com as directrizes do Ministério da Educação, potenciando que as crianças sejam protagonistas no seu processo de aprendizagem, dando-lhes voz e permitindo que façam voluntariado em prol dos outros, além de outras competências».