A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, lembrou, durante um sarau realizado em Braga pelo Movimento Solidariedade Ucrânia, que o país “luta pela libertação de algumas regiões do seu território que estão ocupadas por separatistas e pelas próprias tropas russas”.
A diplomata salientou que a Ucrânia não aceita que aqueles territórios fiquem fora da sua jurisdição e agradeceu o apoio aos refugiados da guerra oriundo da comunidade ucraniana em Portugal, bem como do Movimento de Solidariedade e da Associação Ucrânia/Portugal/Europa, também de Braga.
No sarau participaram, ainda, o consul da Ucrânia no Porto Hennadii Rohovets, o presidente da União de Freguesias, Maximinos, António Barroso, e os dirigentes da associação luso ucraniana padre Vasyl Bundzyak e Abraão Veloso e a líder do Grupo folclórico ‘Cores da Ucrânia’ Galyna Ilyuk.
Na ocasião, o autarca lembrou que a comunidade ucraniana, em Braga e em todo o país, é reconhecida pela sua seriedade e capacidade de trabalho, e vincou que a União de Freguesias apoiou a criação do Movimento de Solidariedade Ucrânia e acolhe a escola de língua ucraniana da cidade.
Além do grupo folclórico ‘Cores da Ucrânia’ o evento foi abrilhantado pela jovem cantora luso-ucraniana Narayana, que canta nas duas línguas.
O Movimento de Solidariedade Ucrânia, com sede em Braga, é dinamizado pelo padre ortodoxo Vasyl Bundzyak, o qual fundou em 2014 a associação Ucrânia/Portugal/Europa, com membros dos dois países.
Entre outras actividades, o Movimento envia bens para as zonas afectadas pelo conflito com a Rússia.
Luís Moreira (CP 8078)