Os Bombeiros Sapadores de Braga e elementos de corporações de voluntários do distrito, frequentam o curso técnico de substâncias perigosas, ministrado pela Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Com a duração de 105 horas, estas acções certificam e credenciam os operacionais com habilitações para o tratamento e manuseio de qualquer tipo de substância multirrisco. O arranque dos trabalhos contou com a presença do comandante dos ‘Sapadores’, Nuno Osório, e do vereador Altino Bessa que destacou a pertinência deste tipo de formação.
“Estes cursos têm origem num processo que exigiu um grande empenho profissional que culminou com o princípio de aceitação de um protocolo de cooperação entre o município de Braga e a Câmara Municipal de Lisboa, que será brevemente formalizado, fazendo com que uma formação extremamente onerosa fosse ministrada de forma gratuita”, explicou Altino Bessa, adiantando que com estas acções “ficamos habilitados e disponíveis para, junto da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), prestarmos apoio em qualquer ocorrência no distrito ou mesmo na região”.
Esta é a primeira de três formações e decorre até ao próximo dia 23.