O projecto-piloto RESTwithEU, uma iniciativa do eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes, que visa desenvolver a infra-estrutura digital das pequenas e médias empresas do sector da restauração no espaço europeu, é lançado segunda-feira, na Comissão Europeia, em Bruxelas.
Fonte do Parlamento Europeu adiantou que, em Fevereiro, a Comissão Europeia lançou um concurso público de um milhão de euros para o desenvolvimento de ferramentas digitais e de um guia de transformação para o sector da restauração.
O projecto, com a duração de 18 meses, foi pensado pelo deputado vilaverdense do Parlamento Europeu, mas é executado pela Comissão Europeia. A iniciativa visa desenvolver a infra-estrutura digital das PME da indústria da restauração em toda a UE: “mapear as ferramentas existentes e realizar uma análise das lacunas do ecossistema do turismo em geral, olhando especificamente para o sector da restauração”.
Já o desafio técnico é o de definir e estimular o desenvolvimento de soluções técnicas para problemas específicos, nomeadamente para o sector da restauração para posterior divulgação e dinamização de novos recursos e orientações de apoio ao sector da restauração e ao ecossistema turístico, com a possibilidade de utilização da rede de Digital Innovation Hubs.
Luís Moreira (CP 7839 A)