De 17 a 23 de Outubro, é anfitriã do ‘Minho Gastronómico’ que tem como objectivo a aposta na capacitação e na envolvência dos 24 municípios do Consórcio Minho Inovação (Minho In) no mundo da gastronomia e dos vinhos.
A apresentação do evento aconteceu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, onde António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, reforçou a importância do Minho trabalhar em conjunto em torno da gastronomia, acreditando ser “um activo diferenciador do nosso território”.
O peixe, será a ementa principal de sete dias repletos de tradições e de saberes com paragens em Guimarães e Viana do Castelo.
A começar pelo desafio proposto pelo Consórcio Minho In, onde convidam todos os restaurantes dos 24 municípios a participarem na ‘Rota do Peixe no Minho’. A iniciativa ‘Há Peixe no Minho’, tem como propósito enaltecer a excelente gastronomia que se confere na região minhota.
Todos os restaurantes aderentes serão devidamente identificados com à entrada e enunciados em www.hapeixenominho.pt
PEIXE EM BRAGA
A semana começa com várias acções de capacitação para a hotelaria e restauração, em masterclasses sobre vinhos, gastronomia e serviços preparadas para profissionais destes sectores.
Já de 21 a 23 de Outubro, a Reitoria da Universidade do Minho recebe de portas abertas o ‘Peixe em Braga’. Durante estes dias no espaço exterior do recinto, será possível assistir a várias provas, degustação de pratos confeccionados e showcookings. Para o interior do espaço, está reservada uma feira de vinhos e provas comentadas por experts.
Também integrado no programa do ‘Minho Gastronómico’, o Consórcio Minho In vai voltar a realizar um Congresso Enogastronómico. No dia 20 de Outubro, vários especialistas vão discutir o presente e o futuro da gastronomia, da alimentação e da produção agrícola.
E ainda, nestes dias, o Campo das Hortas, em Braga, será palco de uma mostra de produtos dos 24 municípios do Consórcio Minho In.