O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse esta quinta-feira que “em Dezembro de 2023” começa a construção da quarta ponte sobre o rio Lima e do acesso rodoviário ao Vale do Neiva, orçados em 23,4 milhões de euros.
“Formalmente temos de estar em condições de iniciar as obras, no máximo em Dezembro de 2023, para termos dois anos para as executar, quer a quarta travessia quer os acessos ao Vale do Neiva”, afirmou Luís Nobre.
Em declarações à agência Lusa, o autarca socialista justificou aquele prazo para o arranque das duas operações, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a necessidade de ter “tempo suficiente para as executar”.
Em causa está a nova travessia sobre o rio Lima entre a Estrada Nacional (EN)203 – Deocriste e a EN 202 – Nogueira e o acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da auto-estrada A28.
A “infra-estrutura vai iniciar-se na EN 202, junto ao campo de futebol da Torre, com a reformulação da intercepção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à auto-estrada A27, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima”.
A “travessia desenvolve-se na maior parte do percurso em tabuleiro de betão pré-esforçado, numa estrutura que permite minimizar os impactos na galeria ripícola e habitats incluídos na Rede Natura 2000”.