Uma análise do KuantoKusta à evolução dos preços em Portugal mostra que os produtos de compra recorrente – ou seja, aqueles que são adquiridos com frequência, como artigos para a casa, saúde e beleza, puericultura ou para animais – registaram aumentos que atingem os 208,97%, desde o início de 2022.
Destes, os produtos de saúde e beleza são aqueles cujo preço mais aumenta. As colónias para bebés, por exemplo, estão 143,62% mais caras e os brinquedos sexuais viram o preço disparar 129,6%.
Destaque também para os artigos de primeiros socorros (+93,31%), produtos para as unhas (+86,80%) e de ajudas técnicas (+73,87%).
Na área da puericultura e brinquedos, o KuantoKusta dá conta de aumentos de 92,34%, no caso das figuras de acção.
Os brinquedos educativos (+85,50%), os peluches (+62,45%), os baloiços e escorregas (+61,43%) e as mochilas e malas de maternidade (+37,60%) também apresentam subidas elevadas.
Quanto aos animais domésticos, as maiores subidas dizem respeito aos snacks e biscoitos (+208,97%), comida para pássaros e roedores (+74,80%), produtos de cuidado do pêlo (+54,60%), camas (+53,27%), ração seca para gatos (+49,79%) e tapetes refrescantes (+23,19%).
Já na secção de casa e decoração, o KuantoKusta aponta para aumentos nas esfregonas e baldes (+51,26%), caixotes do lixo (+28,82%), detergentes e amaciadores para a roupa (+24,74%), almofadas (+20,94%) e piscinas (+37,60%).
Por fim, no desporto, os maiores aumentos verificaram-se nas trotinetes (+48,35%), nos acessórios de mobilidade (+46,42%), nas bicicletas estáticas (+26,25%), nas passadeiras de corrida (+19,88%) e nas bolas medicinais (+5,92%).
CABAZ MAIS CARO
Em Maio, o KuantoKusta apontava para um aumento de 10,65% em bens não alimentares de compra recorrente. O cabaz de produtos seleccionado pelo comparador de preços custava 163,29 euros a 11 de Fevereiro, duas semanas antes do início da guerra na Ucrânia, subindo para 180,24 euros a 11 de Maio.
Agora, o valor volta a subir. A selecção de produtos de saúde e beleza analisada pelo KuantoKusta está 1,70 euros mais cara face a Setembro, o que representa uma subida de 1,92%. Este cabaz, que custava 88,64 euro no início do mês passado e que custa agora 90,40 euros, incluiu creme para o rosto (+1,98 euros), champô (+0,86 euros), máscara para o cabelo (+0,45 euros), desodorizante (+0,43 euros), entre outros produtos de compra recorrente para as famílias portuguesas.
A análise aos produtos de puericultura, com artigos como biberões (+1,38 euros), toalhitas (+1,12 euros) e fraldas (+0,28 euros) mostra um cabaz de 501,37 euros e que agora tem um custo de 510,36 euros, ou seja, mais 8,99 euros face a Setembro. É um aumento de 1,79% só num mês.
Já no que aos cabazes de produtos para animais diz respeito, o de artigos para gatos ficou mais caro 6,33 euros, partindo de um custo inicial de 171,86 euros (+3,68%). O cabaz de artigos para cães encareceu 2,33 euros (+1,87%), custando agora 126,93 euros. Nesta selecção, foram incluídas embalagens de ração, antiparasitários, coleiras e comedouros, entre outros produtos para o cuidado de animais domésticos.
Com Marketeer