Guimarães juntou-se à comitiva Smart Portugal que rumou a Barcelona para participar na Smart City Expo World Congress, o evento internacional mais importante do sector das cidades inteligentes, que decorre entre até esta quinta-feira.
Portugal tem, pela primeira vez no certame, um stand que integra 20 municípios e empresas, e cujo objectivo é a partilha e a demonstração de projectos e soluções de inteligência urbana implementadas com sucesso em território nacional.
No primeiro dia do evento, o espaço Smart Portugal contou com a visita do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz que, juntamente com o embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, teve a oportunidade de assistir à apresentação do município, na qual foi dado conhecer o ecossistema de inovação vimaranense e “as boas práticas que fazem do município de Guimarães um território de referência no âmbito das cidades inteligentes”.
A Smart City Expo World Congress reúne centenas de especialistas, decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades.
Localizado numa zona central da feira, com 230 metros quadrados de área, o stand Smart Portugal disponibiliza um espaço para cada um dos expositores e uma área comum na qual os participantes podem, ao longo dos três dias do evento, fazer breves apresentações multimédia e pitchs sobre as suas iniciativas.